contato@mmalegal.com.br

+ 55 21 2533-5398 / + 55 21 3174-6403

Alexandre Parigot de Souza

Sócio
E-mail: alexandre.parigot@mmalegal.com.br
Cel: +55.21.98900.0555

Alexandre Parigot de Souza é sócio do MMA Legal. Atua em direito publico, ambiental, corporativo empresarial, penal econômico, contratos de engenharia, regulatório, privatizações & concessões, com foco em diversos setores a exemplo de cimento, mineração, desenvolvimento de projetos industriais, ações de governo, infraestrutura e litígios em ações civil publica.

Parigot começou sua carreira em um dos maiores escritórios de advocacia norte-americanos no início dos anos 1990. Posteriormente, Parigot atuou como consultor de Gerenciamento de Riscos e Meio Ambiente (EHS) para projetos de energia, mineração, aço, infraestrutura e petróleo em uma das mais conceituadas empresas de consultoria de gerenciamento de riscos globais dos EUA.

Com mais de 25 anos de experiência como advogado corporativo, Alexandre realizou projetos significativos, como por exemplo, trabalhando como consultor de terceiros para uma das maiores empresas de E&P de petróleo da LatAm, realizando mais de 1.000 site assessment, com resultado em mais de 22.000 mil horas de trabalho realizados no US, MEX, ARG, BOL, COL e BR.

Parigot também registrou participações em privatizações, fusões e aquisições, concessões públicas e procedimentos de licitação, defesas regulatórias, defesas civis e de crimes de colarinho branco, negociações corporativas perante governos, todos para projetos com grande relevância, para uma ampla gama de indústrias, comércio e serviços em setores como Petróleo e Gás, Energia, Cimento, Construção Pesada, Agronegócios, Concreto e Agregados, Aviação, Infraestrutura, Portos, Segurança Marítima, Recuperação de Imóveis, Destinação de Resíduos Industriais, Urbanismo, Resorts, Hotéis e Floteis, Fazendas de Cultivo de Madeira, Bricolage, Química e Petroquímica, Hedge Fund, Bancos e Mineração.

Entre os casos mais relevantes onde Alexandre atuou, estão alguns dos mais significativos desastres ambientais do país, como o rompimento da barragem de rejeitos de mineração de Cataguases e de Mariana, o vazamento de endolsulfan (pesticida categoria I) no rio Paraíba do Sul e o vazamento de óleo na Baia de Guanabara. Além disso, Alexandre tem sido muito ativo na instalação e, no licenciamento e re-licenciamento de uma vasta gama de indústrias no Brasil nos últimos anos o que inclui 5 fabricas de cimento; 11 termoelétricas; 2 fabricas de agregados; 14 usinas de concreto; 2 aterros sanitários; 2 aterros industriais; 3 minas de não-metálicos; mais de 100 fazendas de cana de açúcar; e diversas atividades de menor porte.

Alexandre também aconselhou vários investidores em procedimentos relacionados ao mercado de energia e regulação sobre enchimento de barragens e expropriação de terras; fazendas de energia eólica; clust de energia térmica e geração hidrelétrica, linhas de transmissão, procedimentos de interconexão, estações e subestações, montagem de máquinas e engenharia civil, usinas de etanol, óleo de sementes e combustíveis alternativos de blends de resíduos para queima em alta temperatura.

Atualmente, ele é ex-Conselheiro da FIESP e da FIRJAN para assuntos de meio ambiente e recursos hídricos, ambas as principais Associações de Industria do Brasil. Alexandre é ex-Diretor de Sustentabilidade da Associação de Executivos de Finanças do Brasil e membro da Associação dos professores de Direito Ambiental do Brasil.

Recentemente ele foi eleito seguidamente um dos advogados mais admirados do Brasil pela Análise Advocacia 500, o maior ranking legal publicado no pais e eleito melhor advogado pela Financial Environmental Magazine.